Indicador aponta crescimento no varejo e destaca setor de e-commerce
Notícias sobre e-commercePublicado em: 17 de dezembro de 2018
De acordo com indicadores divulgados pela bandeira MasterCard, as vendas no varejo apresentaram um desempenho regular em outubro. Com exceção das vendas de materiais de construção e também de automóveis, o volume de negócios aumentou 1,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ainda de acordo com o estudo, ao levar em conta a média de vendas de outubro, setembro e agosto, houve uma desaceleração suave, mas ainda positiva: ao todo, o crescimento foi de 0,9%. Até o mês de outubro, o montante total de vendas no segmento do varejo aumentou 1,7% em comparação com 2017.
Uma das datas sazonais mais importantes do ano, o Dia das Crianças contribuiu de maneira significativa para o desenvolvimento das vendas no mês de outubro. De acordo com especialistas do setor, a expansão chegou a 2,1% em relação a 2017, trazendo, portanto, um impacto bastante positivo no montante do mês.
Setores em expansão
No total, quatro áreas de produtos apresentaram bons números de desenvolvimento, superando, inclusive, o indicador de vendas totais do período. Esses setores foram o de artigos farmacêuticos, eletrodomésticos, móveis e materiais de uso pessoal e doméstico.
Por outro lado, quem não teve números realmente expressivos foram os setores de supermercado, combustíveis e vestuários, que tiveram um desempenho menor que a média geral do mercado.
Já em relação ao desempenho nas principais regiões do Brasil, vale destacar que o Nordeste e Centro-Oeste chegaram a números acima da média, com 1,9% e 1,2%, respectivamente. Já o Norte, Sudeste e Sul apresentaram índices menores do que os registrados pelo varejo na comparação com o ano anterior.
E-commerce
Dentro desses dados, é importante, ainda, ressaltar que o setor de e-commerce foi um dos grandes destaques em vendas. De acordo com os dados apresentados, mesmo que durante o mês de outubro tenha sido apresentada uma desaceleração, o volume total de negócios em 2018 aumentou 19,4% em comparação com o ano de 2017.
Os setores de eletrônicos, móveis e artigos farmacêuticos tiveram um desempenho acima da média. Por outro lado, os segmentos de livraria e vestuário apresentaram índices menores do que o esperado.
Porém, vale ressaltar que, no geral, o setor de e-commerce está em plena expansão no país. A cada ano, os números comprovam que o consumidor está cada vez mais confiante em fazer compras pela internet e aproveitar a comodidade e promoções que o ambiente online proporciona.
Marketing digital
Diante dessas oportunidades de crescimento, empreendedores do setor de varejo devem estar preparados para investir em soluções de marketing digital a fim de captar clientes e fortalecer suas marcas.
Entre as principais ferramentas, é possível citar ações específicas em marketing de conteúdo, que inclui a criação de blogs e artigos específicos, bem como de técnicas de SEO que buscam otimizar resultados de pesquisas em sites como o Google.
A agência Consultoria Digital se destaca como uma das principais soluções para empreendedores que desejam um posicionamento estratégico na internet.
Por meio de ações específicas de SEO, links patrocinados e criação de sites, a equipe oferece opções de consultoria de marketing digital personalizadas a cada cliente.