Diante do cenário econômico brasileiro, preço volta a ser o fator mais importante na decisão de compra no e-commerce
Notícias sobre e-commercePublicado em: 21 de setembro de 2018
A quinta edição da pesquisa* do Zoom, site e app comparador de preços e produtos, realizada com 2.279 respondentes, em parceria com a Consumoteca, aponta que o preço voltou a ser o fator mais importante na decisão de compra, após quatro anos. No ano passado, a boa experiência liderava o ranking e o preço ficava em segundo lugar, junto com “reputação em sites” e “grandes lojas”. Além disso, a opção de parcelamento também ganhou mais força no resultado. Em 2017, 13% sinalizaram que esse fator era importante. Esse ano, o número foi para 24%, o que representa um crescimento de 85%.
Mesmo nesse cenário em que o preço ganha mais destaque na hora da compra, os resultados da pesquisa também reafirmam que os e-consumidores prezam pela boa experiência e pesquisam, cada vez mais, sobre a reputação da loja antes de comprar. Ano passado, 21% dos respondentes afirmaram que analisam a classificação das lojas em comparadores de preço. Já esse ano, esse número saltou para 31%, representando um aumento de 48%
Para Thiago Flores, CEO do Zoom, o atual cenário de instabilidade econômica e político no Brasil contribui para que o preço ganhe um peso maior na decisão de compra. “Ao longo dos anos, percebemos que os consumidores estão se preocupando, cada vez mais, com a experiência oferecida pelas lojas. Por isso, aqui no Zoom, sempre tivemos preocupação em colocar o usuário no centro da tomada de decisão e de pensar no produto com base em suas necessidades. Além disso, investimos em um atendimento pessoal e humanizado que não tem como objetivo apenas resolver os problemas que possam surgir no processo de compra, mas sim, surpreender o cliente e entregar a melhor experiência possível”, finaliza.
Confira abaixo o comparativo dos resultados com relação aos anos anteriores da pesquisa do Zoom em parceria com a Consumoteca:
Quais critérios são mais importantes na hora de selecionar a loja que vai comprar online? | |||||
Característica | 2018 | 2017 | 2016 | 2014 | 2013 |
Preços / pelo produto mais barato | 49% | 32% | 37% | 32% | 19% |
Priorizo as lojas que já tive boa experiência | 41% | 39% | 39% | 37% | 31% |
Classificação das lojas nos comparadores de preço (Ótima, Muito Boa, Boa, Razoável, Ruim, etc) | 31% | 21% | 22% | 18% | 12% |
Vejo se tem reclamações em sites como Reclame Aqui | 30% | 32% | 33% | 29% | 27% |
Priorizo as grandes lojas | 24% | 32% | 37% | 32% | 24% |
Melhor forma de pagamento | 24% | 13% | 13% | 14% | 11% |
Avaliação de outros consumidores | 21% | 29% | 25% | 21% | 24% |
Confiança na entrega | 20% | 27% | 27% | 33% | 28% |
Fonte: Zoom/ Consumoteca 2018
Veja o perfil dos entrevistados de 2018:
Faixa etária | 2018 |
18-24 | 27% |
25-29 | 15% |
30-34 | 11% |
50-60 | 11% |
35-39 | 9% |
40 – 44 | 8% |
45 – 49 | 8% |
< 17 | 8% |
|
3% |
Fonte: Zoom/ Consumoteca 2018
Critério | 2018 |
B | 46% |
C | 43% |
A | 11% |
Fonte: Zoom/ Consumoteca 2018
Gênero | 2018 |
Masculino | 73% |
Feminino | 27% |
Fonte: Zoom/ Consumoteca 2018
*A pesquisa do Zoom foi realizada com 2.279 respondentes, em parceria com a Consumoteca. Foram 73% de respondentes homens e 27% mulheres. A pesquisa englobou as classes A, B e C, sendo 89% dos entrevistados pertencentes às classes B e C.