Diante do cenário econômico brasileiro, preço volta a ser o fator mais importante na decisão de compra no e-commerce

Por: Eric Cordeiro de Souza — em Notícias sobre e-commerce
Publicado em: 21 de setembro de 2018

A quinta edição da pesquisa* do Zoom, site e app comparador de preços e produtos, realizada com 2.279 respondentes, em parceria com a Consumoteca, aponta que o preço voltou a ser o fator mais importante na decisão de compra, após quatro anos. No ano passado, a boa experiência liderava o ranking e o preço ficava em segundo lugar, junto com “reputação em sites” e “grandes lojas”. Além disso, a opção de parcelamento também ganhou mais força no resultado. Em 2017, 13% sinalizaram que esse fator era importante. Esse ano, o número foi para 24%, o que representa um crescimento de 85%.

Mesmo nesse cenário em que o preço ganha mais destaque na hora da compra, os resultados da pesquisa também reafirmam que os e-consumidores prezam pela boa experiência e pesquisam, cada vez mais, sobre a reputação da loja antes de comprar. Ano passado, 21% dos respondentes afirmaram que analisam a classificação das lojas em comparadores de preço. Já esse ano, esse número saltou para 31%, representando um aumento de 48%

Para Thiago Flores, CEO do Zoom, o atual cenário de instabilidade econômica e político no Brasil contribui para que o preço ganhe um peso maior na decisão de compra. “Ao longo dos anos, percebemos que os consumidores estão se preocupando, cada vez mais, com a experiência oferecida pelas lojas. Por isso, aqui no Zoom, sempre tivemos preocupação em colocar o usuário no centro da tomada de decisão e de pensar no produto com base em suas necessidades. Além disso, investimos em um atendimento pessoal e humanizado que não tem como objetivo apenas resolver os problemas que possam surgir no processo de compra, mas sim, surpreender o cliente e entregar a melhor experiência possível”, finaliza.

 

Confira abaixo o comparativo dos resultados com relação aos anos anteriores da pesquisa do Zoom em parceria com a Consumoteca:

 

Quais critérios são mais importantes na hora de selecionar a loja que vai comprar online?
Característica 2018 2017 2016 2014 2013
Preços / pelo produto mais barato 49% 32% 37% 32% 19%
Priorizo as lojas que já tive boa experiência 41% 39% 39% 37% 31%
Classificação das lojas nos comparadores de preço (Ótima, Muito Boa, Boa, Razoável, Ruim, etc) 31% 21% 22% 18% 12%
Vejo se tem reclamações em sites como Reclame Aqui 30% 32% 33% 29% 27%
Priorizo as grandes lojas 24% 32% 37% 32% 24%
Melhor forma de pagamento 24% 13% 13% 14% 11%
Avaliação de outros consumidores 21% 29% 25% 21% 24%
Confiança na entrega 20% 27% 27% 33% 28%

 

Fonte: Zoom/ Consumoteca 2018

Veja o perfil dos entrevistados de 2018:

 

Faixa etária 2018
18-24 27%
25-29 15%
30-34 11%
50-60 11%
35-39 9%
40 – 44 8%
45 – 49 8%
< 17 8%
  • 60
3%

Fonte: Zoom/ Consumoteca 2018

Critério 2018
B 46%
C 43%
A 11%

 

Fonte: Zoom/ Consumoteca 2018

Gênero 2018
Masculino 73%
Feminino 27%

 

Fonte: Zoom/ Consumoteca 2018

*A pesquisa do Zoom foi realizada com 2.279 respondentes, em parceria com a Consumoteca. Foram 73% de respondentes homens e 27% mulheres. A pesquisa englobou as classes A, B e C, sendo 89% dos entrevistados pertencentes às classes B e C.