Como montar uma loja virtual: confira o passo a passo e dicas para criar seu site de vendas

Por: Eric Cordeiro de Souza — em Notícias sobre e-commerce
Publicado em: 26 de fevereiro de 2019

Como montar uma loja virtual de sucesso é uma dúvida comum entre empreendedores que sonham em ter o próprio negócio. Diversos são os fatores que os levam a optar por um site de vendas (loja online), principalmente o fato de não haver a necessidade de aluguel ou compra de espaço físico, o que geralmente demanda um alto investimento, e a possibilidade de atingir consumidores em diferentes estados e países.

Além disso, o comércio eletrônico está em alta no mundo inteiro, com indicadores que tendem a melhorar ainda mais neste ano. Para se ter uma ideia, a expectativa global é de que, até 2025, o comércio eletrônico movimente incríveis US$ 4 trilhões, sendo o Brasil um dos países que mais manterá este mercado aquecido até lá.

Mas, apesar destes fatores que realmente seduzem novos empreendedores, montar uma loja virtual sustentável não é exatamente uma tarefa fácil, pois requer inúmeros cuidados.

Com base neste cenário,  a Codecia ajuda você a ingressar no segmento de vendas pela internet, veja o passo a passo resumido com os principais pontos sobre como montar uma loja virtual

Organização e planejamento

Buscar informações sobre o mercado digital e sobre o segmento no qual se pretende ingressar é imprescindível. Com isso, é possível conhecer e entender as ‘dores’ dos consumidores que serão o público-alvo do negócio, para saber como os produtos ou serviços que serão oferecidos podem saná-las.

É importante conhecer a concorrência, pois ela pode ter muito a ensinar, principalmente com problemas enfrentados, bem como conhecer profundamente o público-alvo para o qual se pretende oferecer produtos e serviços, até mesmo para um melhor posicionamento de marca.

Investimento

Com base em todas essas informações, já é possível calcular melhor o investimento necessário e os riscos inerentes ao empreendedorismo.

Nesta etapa, é preciso ter em mente todo o tipo de investimento necessário para iniciar operações e para manter o negócio funcionando de forma saudável.

Muitos especialistas prestam consultoria para este tipo de situação, pois geralmente é uma tarefa minuciosa e que requer um olhar profissional abalizado. Questões como cálculos de impostos podem ser realmente complexas, mas não podem deixar de ser feitas.

Plataforma

Para esta etapa, é preciso considerar o quanto se pretende crescer em curto prazo, e a escolha da plataforma é essencial.

É importante considerar o que foi estudado no momento do planejamento. Com sites que sejam responsivo a smartphones, pois o crescimento das compras via celular tem aumentando exponencialmente em todo o mundo.

A Codecia é conhecedora a fundo da plataforma Magento, o que lhe garante um melhor desenvolvimento em todas as etapas de criação do seu comércio eletrônico.

Segurança

É fundamental ter segurança em todas as etapas da jornada de compras dos clientes. Os dados devem estar sempre protegidos, a navegação deve estar livre de atritos e as transações devem estar imunes à ação de fraudadores.

Alguns meios de pagamento oferecem soluções antifraude e-commerce que podem não ser suficientes. Escolher um parceiro especializado é primordial para proteger clientes legítimos e evitar prejuízos com os temidos chargebacks – nome dado para os estornos de cartão de crédito que recaem sobre os varejistas.

Divulgação

Assim como não adianta ter uma loja online segura sem mostrar aos clientes que ela é segura, não adianta ter um comércio que passou por todo o rigoroso processo de organização, planejamento e implantação sem que as pessoas saibam disso, sem que futuros clientes sejam impactados por ações de marketing e sem que o empreendedor saiba como atrair clientes.

Investir em meios de geração de tráfego para a loja online é só uma das etapas. Também é preciso concentrar esforços em conversão de clientes e retenção dos mesmos. A matemática desta etapa é relativamente simples. As pessoas precisam passar pelo seu site ou aplicativo, essas pessoas precisam se tornar clientes e, por fim, precisam ser fidelizadas como compradores recorrentes.

Manter operações dentro da lei é obrigação de todos os empreendedores, e esta condição, obviamente, é inegociável.

Logística

Parte vital de um comércio eletrônico, a logística tem que ser absolutamente eficiente. Ela é a responsável por praticamente todas as etapas do fluxo de validação e finalização de uma compra.

Aqui, o varejista pode optar por trabalhar com Correios ou transportadoras particulares. Independente da escolha, não se pode perder de vista a preparação para uma logística reversa, pois produtos, em diversas circunstâncias, podem ser devolvidos por clientes.

Pessoal

Uma reflexão importante a se fazer é o tamanho da equipe necessária para iniciar o e-commerce. Dificilmente o empreendedor terá o conhecimento ideal em todas as áreas relacionadas às etapas do processo, na Codecia, temos o conhecimento que você precisa desde consultoria, desenvolvimento de Módulos, Integrações e muito mais.

Venha para a Codecia e veja o diferencial no desenvolvimento de seu site de vendas!

Fonte: https://ecommercenews.com.br/artigos/dicas-artigos/como-montar-uma-loja-virtual-confira-o-passo-a-passo-e-dicas-para-criar-seu-site-de-vendas/