Dicas para empresas conquistarem um bom posicionamento nos sites de buscas
DicasPublicado em: 19 de setembro de 2018
Quando o assunto é internet, é fato que as regras do jogo mudam a todo tempo. A cada dia surge um novo algoritmo e as alterações quase nunca são sutis. Não estar em conformidade com as exigências desses algoritmos pode significar queda no tráfego orgânico do site. Afinal, a maioria das pessoas utiliza algum buscador para fazer pesquisas na web antes de fechar um negócio ou comprar um produto.
Para as empresas que buscam constantemente melhorar o posicionamento nos buscadores, em especial no Google, seguir as técnicas corretas e práticas recomendadas nem sempre é tarefa simples. No caso das empresas que, de forma geral, contam com equipe e orçamento mais enxutos, pode ser ainda mais desafiador.
O fato é que os negócios que aparecem na primeira página do Google têm mais chances de serem clicadas. Segundo dados divulgados pelo Infront Webworks, atualmente cerca de 90% das pesquisas feitas na internet utilizam o Google e 91,5% das pessoas ficam apenas na primeira página de resultados. Ou seja, menos de 8,5% chegam a pesquisar na segunda página, mas poucos vão até à terceira página de buscas.
Portanto, quanto melhor posicionado um site estiver, mais fácil de ser encontrado. E, consequentemente, mais fácil de ser clicado, o que gera mais potenciais clientes para os produtos e serviços da empresa.
Mas afinal, como conquistar um bom posicionamento online? Para que o site apareça na primeira página, o Google exige uma série de parâmetros e algoritmos, que o auxiliam a filtrar o que é mais relevante e, assim, definir a ordem em que os sites são exibidos na página. Um bom posicionamento pode ser alcançado por meio de um trabalho que envolve essencialmente tecnologia e conteúdo de qualidade.
O primeiro passo está em definir seus principais termos de busca. Aqueles que convergem com o que sua empresa deseja oferecer e o que seu público efetivamente busca na web. É necessário identificar o termo de pesquisa com maior volume para, assim, conseguir otimizar o conteúdo. E não se limite a um termo apenas, busque variações relacionadas à palavra principal.
Depois, deve-se aplicar tecnologia para alcançar o posicionamento na primeira página dos buscadores e, assim conseguir oferecer ao potencial cliente informações relevantes sobre o seu negócio.
Atualmente existem no mercado soluções que auxiliam a chegar nesse formato. A TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente é uma das que seguem as exigências dos buscadores, oferecendo os resultados desejados. Sem alteração na programação do site principal, essa tecnologia se propõe a trabalhar de maneira rápida, com posicionamento na primeira página 24 horas por dia, sete dias por semana.
E um bom posicionamento no Google é essencial para todos os segmentos. Um bom exemplo é a empresa Vitória Entulho, de Jundiaí/SP. Apostando em uma Tecnologia de Posicionamento Inteligente, a empresa conquistou os resultados desejados: aumentou o número de ligações recebidas em sua empresa e conseguiu expandir, inclusive, o número de caçambas do seu negócio.
Como? Com o uso da tecnologia certa, conseguiu a relevância necessária para se destacar dos concorrentes e aparecer na primeira página dos buscadores. Assim, foi possível ser encontrado pelo público-alvo e então apresentar seus diferenciais. Afinal, a necessidade de compra existe, mas se a empresa não for facilmente encontrada na internet, dificilmente vai ter a oportunidade de mostrar que é referência na sua área de atuação, tampouco de oferecer uma experiência positiva de compra, mantendo sempre um bom relacionamento com seus clientes.