Entendendo a diferença entre Status e States no Magento
MagentoPublicado em: 12 de junho de 2019
Se tem algo que gera muitas dúvidas nos usuários da Plataforma Magento é o Fluxo de Pedidos, mais precisamente a diferença entre Status e States. Se você é uma dessas pessoas não se desespere, vou ajuda-lo a entender essa diferença de uma vez por todas.
O State é usado internamente pelo Magento para controlar o estado em que se encontra o pedido dentro da Plataforma. O Magento utiliza de 8 States que não podem ser modificados e nem ter a sua ordem de execução alteradas. Vamos entender a função de cada um deles no Magento.
– NEW (new): é empregado a todos os pedidos que entram na loja;
– Pending Payment: ao utilizar um “gateway” como forma de pagamento, o State do pedido passa automaticamente de new para pending_payment;
– Processing: quando o pagamento é confirmado;
– Complete: assume este estado após a loja confirmar o envio de um produto ao cliente;
– Closed: é empregado quando uma nota de crédito é criada no valor total do produto, ou seja, quando o pedido for estornado;
– Canceled: pedidos cancelados;
– On Hold (holded): neste estado o pedido é congelado, se faz necessário quando o pedido está passando por um processo de verificação interna, como no caso dos boletos bancários até a confirmação do pagamento;
– Payment Review: é empregado quando o pedido está sendo revisado, como em casos de suspeita de fraude.
Agora que já entendemos os States no Magento, vamos entender qual a função dos Status.
Os STATUS são etiquetas criadas e vinculadas ao STATES com a função de facilitar o entendimento do cliente sobre a etapa de processamento do pedido.
Por exemplo: Quando o pedido é realizado e o pagamento está pendente, o STATE do pedido é alterado para “Pending Payment”.
Dentro desse STATE pode existir vários STATUS que poderão ser personalizados pelo lojista para serem visualizados pelo cliente.
Segue abaixo 2 exemplos de personalização de STATUS para os STATES “Pending Payment (Aguardando Pagamento)” e “Processing (Pagamento Aprovado)”.
STATE “Pending Payment”
– STATUS: Pagamento Pendente;
– STATUS: Aguardando Pagamento;
– STATUS: Aguardando pagamento do Boleto.
STATE “Processing”
Nesse modelo, o Lojista poderia definir um STATUS diferente de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo cliente:
– STATUS: Pagamento Aprovado;
– STATUS: Boleto Recebido;
– STATUS: Pagamento por cartão aprovado.
O status também pode ser utilizado para controle interno de logística da loja virtual.