O Youtube a favor do seu e-commerce
DicasPublicado em: 10 de setembro de 2018
Ao criar uma loja virtual é necessário usar todas as ferramentas de marketing possíveis a seu favor.
O youtube se tornou a segunda maior ferramenta de busca do mundo, e se tornou campeão de audiências não apenas para canais de entretenimento, mas também e principalmente como canal de marketing para diversas marcas.
Imagens e vídeos são tendências de marketing em constante evolução, e quando o assunto é divulgação de conteúdo em formato de vídeo, o youtube é o principal meio para tal.
O potencial de alcance da plataforma já está mais do que comprovado, mais de 50% das pessoas que utilizam a internet são telespectadores ativos, acumulando bilhões de acessos mensais.
Então, porque não usar isso a favor do seu e-commerce?
Vamos mostrar pra você hoje, alguns motivos para investir nessa ferramenta e como utiliza-la a favor da sua loja virtual.
Primeiro passo
Criar ações voltadas para o seu público alvo no youtube agrega valor a sua loja virtual. Para começar, o primeiro passo é definir o perfil do seu conteúdo, a mensagem que quer passar e a linguagem que quer utilizar, para isso, é importante conhecer bem o seu público alvo e definir a linha que seu perfil seguirá.
Veja alguns exemplos:
• Dicas de uso:
Crie conteúdos que mostrem ao seu publico alvo maneiras de utilizar um determinado produto. Seja direto, pratico e rápido. Grave vídeos de 30 minutos aplicando o produto na realidade do consumidor, despertando o desejo dos seus clientes em potencial.
• Veja como é feito:
Se você produzir a sua própria mercadoria, grave vídeos que mostrem o seu processo de criação, desde o desenvolvimento da ideia, a obtenção da mateira prima, até o processo final de produção. Vídeos de até dois minutos são extramente aceitos pelos internautas, utilize ferramentas de edição que mostrem o processo “acelerado”, sem minuciosos detalhes, instigando a curiosidade do seu cliente.
• Trabalhe com a gente:
Apesar de parecer um convite para que seu consumidor te envie um currículo, ao acessar ele verá todos os passos que você segue para que o produto que ele deseja chegue até as suas mãos. Mostre como a loja funciona em torno do seu pedido, mostre como ele é importante para sua loja, e como você se dedica para que o seu pedido chegue rápido e sem problemas.
• Depoimentos
Uma outra maneira eficiente de engajar o publico é mostrar a ele relatos de outras pessoas que já adquiriram e utilizaram o produto no qual ele está interessado.
Grave também funcionários de diversos setores da sua loja virtual falando a respeito de um produto que está por vir, ou determinada promoção, gere uma expectativa mais pessoal no público.
Destaque-se:
O youtube foi otimizado para aparecer em destaque nas buscas do google. As descrições, os títulos e as tags funcionam como ferramenta para impulsionar seu conteúdo, te dando um melhor posicionamento nos resultados nos sites de buscas.
Produza conteúdos qualificados para sua persona. Disponibilize vídeos não apenas sobre produtos especificadamente, mas também sobre o universo ao qual ele está inserido.
Promova a necessidade dele trazendo para o dia a dia do seu publico alvo, baseando-se em situações comuns que podem acontecer com qualquer pessoa. Permita que o seu conteúdo possa ser compartilhado sem restrições e ganhe mais voz no mercado, e nas redes sociais, agregando valor a sua marca e estreitando o relacionamento com o seu cliente.
Estratégia de Marketing
Existem diversas estratégias de marketing para você aplicar ao seu perfil no youtube.
Você pode começar personalizando seu canal, para que ao acessar o cliente imediatamente o associe a sua marca e a sua loja virtual. A personalização pode ir desde a utilizar as suas cores como a criar banners para utilizar como capa.
Mantenha o padrão: de linguagem, visual e de rotina de publicações. A rotina traz um fácil acesso a suas informações e da ao seu telespectador a certeza de onde e quando encontrar produtos relacionados ao seu desejo.
Crie campanhas de lançamentos, planeje datas comemorativas, faça grandes promoções. Mas para realizar uma campanha de sucesso é preciso que
você analise os prazos, o tempo necessário para executar cada etapa desse processo, descreva os objetivos que quer alcançar e como deseja, com isso, atingir seu público-alvo.
Conversão de vendas
Existem ferramentas dentro da plataforma youtube capazes de facilitar a jornada de compra do seu consumidor na sua loja virtual.
A plataforma de bate papo do google, hangouts, também funciona dentro do youtube, o que permite que você também realize um “atendimento ao cliente” com qualidade dentro do youtube. Se você percebe que os comentários nos vídeos que você disponibiliza retratam dúvidas de qualquer esfera que seja, é possível que você realize através da hangout um bate papo ao vivo com seus clientes e deixe claro que está a disposição para sanar as duvidas e questões que os aflige.
Outra ferramenta disponível no youtube é a criação de balões nos vídeos, onde você pode inserir links de ação, direcionando os clientes para a sua loja virtual, sua landing page, para a pagina inicial do seu blog, ou para outros vídeos relacionados a sua busca inicial, afim de continuar “convencendo-o” a adquirir o produto que deseja.
Isso agregará valor, confiança e credibilidade a sua marca e ao seu e-commerce.
Não perca mais tempo, o youtube é uma ferramenta gratuita que pode gerar ainda mais lucro e presença no mercado para sua loja virtual.
Planeje, crie sua loja virtual, e seja um campeão de vendas!
Fonte: https://ecommercenews.com.br/artigos/dicas-artigos/o-youtube-a-favor-do-seu-e-commerce/